CICLOVIA HI TECH Produz e distribui energia além de  proteger o ciclista

CICLOVIA HI TECH Produz e distribui energia além de proteger o ciclista

Cada vez mais o mundo exige soluções sustentáveis e ecológicas e as ciclovias são peças fundamentais, some a essas estruturas a possibilidade de geração de energia limpa para ser utilizada na iluminação da própria estrutura, em estações de recarga e o excedente sendo distribuído para ser utilizado na rede de energia elétrica.

Esta é a solução que utiliza a sustentabilidade como linha principal, utilizada pelo premiado arquiteto polonês Peter Kuczia e seu escritório Nomadd Studio para desenvolver a Solar Veloroute. Uma ciclovia com cobertura fotovoltaica pensada como uma estrutura urbana que também sirva para despertar a curiosidade a respeito da sustentabilidade e para isso a estrutura prevê a instalação de painéis e pôsteres com informações sobre os benefícios do uso da energia solar em escala global.

Em apenas 1 quilômetro a estrutura de placas fotovoltaicas da Solar Veloute pode gerar aproximadamente 2.000 MWh de eletricidade, energia que poderia abastecer 750 residências ou  fornecer  eletricidade para mais de 1.000 carros elétricos dirigindo 11.000 km por ano.

A estrutura de placas fotovoltaicas de vidro antirreflexivo foi desenvolvida de forma modular, com formato de arco semifechado, que são fixados em terças de aço arredondadas.  O formato protege ciclistas e pedestres do sol e de outras condições climáticas adversas. Dentro da Solar Veloroute, o ciclista contará com estações de recarga para bicicletas ou smartphones e à noite toda a via estaria iluminada pela energia gerada por ela.

Uma das vantagens do projeto da Solar Veloroute é que toda a sua estrutura pode ser adaptada a qualquer ciclovia já implantada, seguindo percursos já existentes. A estrutura é totalmente ajustável e o número de fileiras de painéis, a distância entre os módulos e sua inclinação podem ser alterados de forma flexível para responder às condições locais.

O projeto que parece futurista, está sendo implantado em Dubai e em algumas cidades da Suíça, mostrando que o projeto pode ser adaptado a qualquer região e a uma grande diversidade climática.

Peter Kuczia, criador da  Solar Veloroute recebeu prêmio Silver Design Award 2020-21 na categoria  Arquitetura, Construção e Design de Estruturas .  Em 2008 ele completou seu Ph.D. dissertação sobre arquitetura solar na Alemanha. Ele é o autor de 'Educando Edifícios - Aprendendo Sustentabilidade através do Design Exibido e tem mais de duas décadas de experiência em construções sustentáveis. Neste premiado projeto ele tem a parceria do fabricante suíço-alemão Envelon que desenvolveu os painéis fotovoltaicos batizados de  Materia utilizados para a cobertura da ciclovia.

Fotos: Alek Pluta/Nomadd Studio

(Mundo Bici)

Admin

02 Junho 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Prefeitura da cidade de São Paulo quer aumentar a oferta colocando 10 mil bicicletas, levar a oferta para as periferias da cidade e ainda aproveitar o bilhete único como forma de pagamento no novo sistema