Com 8 km de extensão, Ciclovia do Trabalhador passa por antigo trajeto ocupado pela ferrovia que contribuiu para o desenvolvimento econômico de Arapiraca, em Alagoas, conhecida como a Capital do Agreste
A implantação da linha férrea, em 1949, teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Arapiraca. Por ela era transportado para a Bahia e, depois, ao Sul e Sudeste do Brasil o principal produto da região, o fumo.
Com a desativação da linha, desde 1980 para trens de passageiros, e, 1999 para transporte de cargas, o que restou foram os trilhos sucateados e uma estação subutilizada. A prefeitura de Arapiraca dará nova vida ao espaço, com várias ações de requalificação da área e implantará ali um projeto destinado à mobilidade urbana, a Ciclovia do Trabalhador.
A primeira etapa do projeto foi entregue no início de fevereiro, são os 400 metros iniciais aonde foi instalado o bicicletário, iluminação em LED e o paisagismo.
Depois de 100% concluída, a Ciclovia do Trabalhador de Arapiraca terá 8 km de extensão, interligando os bairros Santa Edwiges, Capiatã, Baixa Grande, Eldorado, Primavera, Cacimbas, João Paulo II até a Rodovia AL-110, nas imediações do Conjunto Residencial Brisa do Lago.
Para manter viva a história, foram afixadas no piso da ciclovia, quatro placas com informações históricas da ferrovia e da sua importância para o desenvolvimento da Capital do Agreste. Mais duas placas serão implantadas no trecho que vai Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca. “Pretendemos colocar 20 placas até a estação ferroviária no bairro Cacimbas”, informa a arquiteta Thaysa Gabriela que trabalha no projeto.
fotos: Davi Salsa
(Prefeitura de Arapiraca)
23 Fevereiro 2023
Mobilidade