CICLOVIA DO RIO PINHEIROS RECEBE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

CICLOVIA DO RIO PINHEIROS RECEBE ILUMINAÇÃO INTELIGENTE

A Ciclovia Novo Rio Pinheiros, um símbolo da cidade de São Paulo, vem recebendo importantes melhorias em parcerias entre o Governo do Estado e a iniciativa privada. A novidade agora é a instalação de pontos de iluminação LED, parte de um projeto mais amplo que deverá ser estendido com a instalação de  wifi público, sensores e câmeras

A parceria entre a companhia energética Enel Distribuição São Paulo, a Enel X e o Governo do Estado de São Paulo entregou, no início de maio,  a instalação do primeiro sistema de iluminação da Ciclovia Novo Rio Pinheiros. Um trecho de 3 quilômetros na região da Vila Olímpia, recebeu 130 pontos de iluminação inteligente.

A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da Enel Brasil e do Governo de São Paulo para transformar o local na primeira ciclovia inteligente do País por meio de tecnologias inovadoras. Após essa primeira fase, a proposta é a de estender esse sistema para mais 13 quilômetros da ciclovia que tem no total 21,5 km de extensão numa área pertencente à CPTM, ao longo da Linha 9-Esmeralda e às margens do Rio Pinheiros.  A ciclovia tem atraído cerca de 70 mil ciclistas por mês. A Enel X, empresa de soluções energéticas da Enel Brasil, estuda implantar uma série de tecnologias de última geração no local, como wifi público, sensores e câmeras.

“Essa iniciativa integra o projeto Urban Futurability, que consiste em transformar a Vila Olímpia em um bairro digital e sustentável, no qual investimos mais de R$ 125 milhões por meio de recurso de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A iluminação da ciclovia reforça o compromisso do grupo Enel em trazer para a cidade de São Paulo o que há de mais inovador no setor elétrico global, oferecendo novos produtos e um serviço de melhor qualidade para os seus consumidores”, afirma o presidente da Enel Distribuição São Paulo, Max Xavier.

Para o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a participação da iniciativa privada no eixo de revitalização do programa Novo Rio Pinheiros implica em diversos benefícios à população. “Sem onerar o Estado, nós estamos implementando novas áreas de lazer e esportes ao longo das margens do Pinheiros para que as pessoas ocupem estes espaços e tenham uma nova relação com este rio tão importante para a cidade de São Paulo. A nova iluminação aumentará a segurança dos frequentadores”.

 “A ciclovia é um espaço importante na cidade para quem gosta de pedalar por lazer, por esporte ou para se locomover. As melhorias feitas no último ano já ajudaram a criar novos hábitos, atraindo 70 mil ciclistas por mês. Agora com o projeto de iluminação acreditamos que mais gente poderá usufruir da Ciclovia Novo Rio Pinheiros”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Fotos: divulgação

(Enel)

Admin

10 Maio 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Uma pesquisa independente que consultou mais de 14 mil pessoas em 10 países da Europa, revela que os europeus estão muito propensos a adotarem a bicicleta elétrica para seus deslocamentos ao trabalho