CICLOTURISMO NO VALE DO TAQUARI/RS TERÁ 5 ROTAS COM CERCA DE 700 KM

CICLOTURISMO NO VALE DO TAQUARI/RS TERÁ 5 ROTAS COM CERCA DE 700 KM

O Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul deverá ter, até o próximo ano, cinco rotas de cicloturismo conectando todas as suas microrregiões. O projeto teve sua origem em uma consulta popular realizada em 2021 que apontou o cicloturismo como uma opção para o desenvolvimento do turismo na região.

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) iniciou encontros, envolvendo as mais de trinta cidades do  Vale, para definir quais seriam e por onde passariam as rotas. Conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, o processo também teve colaboração de ciclistas e cicloturistas, que fazem trajetos na região e também já percorreram rotas de bicicleta no Brasil e no exterior.

“São eles que conhecem e ajudaram a fazer um mapeamento. Formatamos rotas menores, saindo das microrregiões de Arvorezinha, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Fazenda Vilanova e Lajeado. Todas com destino ao Cristo Protetor do Vale do Taquari, em Encantado. As rotas terão entre 130 e 150 quilômetros e poderão se conectar”, afirma Arenhart.

Os cinco percursos somarão cerca de 700 quilômetros, que estarão sinalizados com placas, além de um painel por município, com respectivo mapa, trajeto, QRCode com informações sobre o que o município oferece e indicações de empreendimentos que estão no entorno e podem ser visitados. Além da Amturvales e da colaboração dos ciclistas, o plano de trabalho tem o envolvimento da Uergs, Emater, Sebrae, Univates e Codevat. “Também nos reunimos com todos os municípios, tivemos participação de prefeitos, secretários de turismo, conselhos municipais de turismo e empreendedores”, reforça Arenhart. 

 A região receberá R$ 943 mil do Governo do Estado para executar o projeto que busca o fortalecimento do cicloturismo regional. “Esperamos que este recurso venha ainda este ano para que possamos colocá-lo em prática, com a ajuda da empresa que será responsável por todas as questões técnicas”, observa o presidente da Amturvales.

O primeiro trecho cruzando os municípios de Sério, Forquetinha, Canudos do Vale, Marques de Souza, Progresso, Boqueirão do Leã com cerca de 150 quilômetros será inaugurada no próximo 3 de dezembro.

O idealizador e coordenador do circuito, Luiz Marcelo Rodrigues destaca que o trajeto será todo sinalizado para quem desejar percorrer em qualquer dia da semana. “É um trajeto autoguiado com placas de sinalização e informações para quem o ciclista possa fazê-lo com toda a segurança". "Durante o percurso o ciclista poderá contemplar verdadeiras belezas naturais e culturais desses municípios”, aponta Rodrigues.

(Amturvales)

Admin

01 Novembro 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Texto do Programa Bicicleta Brasil já está no Senado para análise. O PBB será financiado por multas, e a execução ficará sob responsabilidade dos setores públicos e privados ligados ao trânsito e à mobilidade urbana