CICLISTAS SOLIDÁRIOS AJUDAM SEM TETO DE BERLIM

CICLISTAS SOLIDÁRIOS AJUDAM SEM TETO DE BERLIM

Até na mesmo na rica e desenvolvida Alemanha encontram-se pessoas em situação de risco social morando nas ruas. Atualmente há na cidade de Berlim, cerca de 10 mil pessoas sem abrigo e que tem de enfrentar o rigoroso inverno com neve e temperaturas negativas.
Para minimizar esse problema e ajudar essas pessoas, dois estudantes resolveram sair pelas ruas da capital alemã distribuindo roupas, sacos de dormir, comida e bebidas quentes. 
A ideia de Elias Dege e Frederyk Bieseke ganhou o nome de “Pedalar aquece” e para levar adiante o trabalho conseguiram o apoio de uma empresa que emprestou as bicicletas de carga 
Elias Dege, co-fundador da organização "Warmgefahren", destaca as vantagens da bicicleta: "conseguimos chegar a lugares onde os carros não vão e falamos diretamente com as pessoas. Não precisamos a sair do carro, dizer olá e a tirar as coisas dos porta-malas. Temos tudo de que precisamos na caixa que carregamos na bicicleta".
No rigoroso inverno alemão os albergues ou residências para pessoas sem-teto estão muitas vezes cheios, além disso a proibição de álcool e drogas afasta muitos moradores de rua. 
Os dois estudantes começaram a atividade em novembro, mesmo antes da chegada do inverno no hemisfério norte. A proposta é fazer três a quatro entregas semanais até o final de março, sempre pedalando. Para o próximo ano, a dupla acredita na expansão do projeto com a chegada de mais voluntários e com empréstimos ou doações de bicicletas, além disso já visualizam a possibilidade de que o conceito possa ser levado a outras cidades alemãs. 
A dupla torce pelo crescimento da organização e esperam conseguir mais bicicletas e mais voluntários no próximo ano. Também acreditam que o conceito por ser replicado noutras cidades.
"Smiley" (nome fictício) que vive nas ruas de Berlim há cinco anos sorri perante a iniciativa: "o café ajuda a aquecer um pouco o corpo e a mente. E faz-nos perceber que há pessoas que se preocupam conosco".

(Euronews)

Admin

29 Dezembro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Mais ciclistas nas ruas, mais quilômetros de ciclofaixas e o resultado direto repercutiu nas vendas e lojas especializadas de Niterói, aonde a crise não se fez sentir com intensidade, pelo contrário, as bicicletarias, segundo aponta o jornal O Globo, tiveram aumento nas vendas