A ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo, teve utilização recorde durante a greve dos caminhoneiros, quando a capital paulista ficou sem abastecimento de combustível. A escolha da bicicleta como meio de transporte também foi verificada na ciclovia da Rua Vergueiro, que também possui um equipamento para contagem de bicicletas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Entre os dias 12 e 20 de maio, antes da greve, o contador de bicicletas da Faria Lima, localizado na altura da estação do Metrô, somou 33.184 passagens de ciclistas, considerando ida e volta. Do dia 21, primeiro dia de paralisação, até 29, última contagem registrada pelo totem, foram 47.848 passagens nos sentidos Ibirapuera e Pinheiros (um aumento de 44,1%).
O fluxo médio de ciclistas nesta ciclovia, desde a sua inauguração, no dia 18 de janeiro de 2016, é de 2.963 passagens diárias. A terça-feira (29), no entanto, bateu um recorde de 7.591 bicicletas. Até então, o recorde havia ocorrido no dia 29 de janeiro de 2017, com a passagem de 5.511 ciclistas.
A análise dos números revela que, a partir de quinta-feira (24), o 4º dia de greve , o fluxo de bicicletas começou a aumentar na ciclovia da avenida. Nessa data começaram os relatos de falta de combustível, comida e ônibus na capital paulista. No dia seguinte, o prefeito Bruno Covas (PSDB) decretou estado de emergência na cidade e a quantidade de ciclistas só aumentou em relação à semana anterior.
A CET também possui um contador de bicicletas na ciclovia da Rua Vergueiro, na altura da estação Paraíso do Metrô. O equipamento somou 15.208 passagens de bicicleta nos sentidos Bairro e Centro entre os dias 12 e 20 de maio, antes da greve. Durante a greve, dos dias 21 ao 29, o número saltou para 19.822 bicicletas, um aumento de 30,3% de ciclistas.
O fluxo diário nesta ciclovia desde a sua inauguração é de 1.696 passagens. O recorde de ciclistas no trecho ocorreu no dia 12 de novembro de 2017, com 6.158 bicicletas contadas pelo totem.
Ambos os totens foram inaugurados pela Prefeitura de São Paulo no dia 18 de janeiro de 2016, às vésperas do aniversário de 462 anos da cidade. Os equipamentos possuem leitores magnéticos que detectam a passagem dos ciclistas em tempo real e enviam os dados para uma plataforma da CET.
Fonte: G1
( G1)
31 Maio 2018
Mobilidade