BLITZE EDUCATIVAS NAS RUAS PARANAENSES

BLITZE EDUCATIVAS NAS RUAS PARANAENSES

Departamento de Trânsito do Paraná - DetranPR - realizou blitze educativas pelas ruas de várias cidades no Dia Mundial da Bicicleta, celebrado no último dia 19 de abril. As ações tiveram como objetivo incentivar uma melhor convivência entre ciclistas, motoristas e pedestres no trânsito e integram a campanha educativa Bicicleta: Nós Respeitamos. Participaram da abordagem a Polícia Militar do Paraná, Secretarias Municipais de Trânsito, Comunidade Bike Anjo e representantes de movimentos cicloativistas.

Na cidade de Curitiba, a professora de dança Marcela Pinho, de 27 anos, que utiliza a bicicleta para descolamentos diários de cerca de 4 quilômetros foi abordada pela ação e relatou que em seu trajeto enfrenta vários desafios e acredita que ações em datas comemorativas podem influenciar a harmonia na circulação no trânsito. “Costumo ter mais dificuldade com os automóveis, mas, as vezes, até as pessoas que andam na ciclovia a pé, não respeitam o espaço de quem está de bike. Acho importante a celebração do Dia Mundial da Bicicleta para lembrar as pessoas do que pode ser feito daqui pra frente e incentivar este meio de transporte que traz uma vida mais saudável para o ser humano e ao meio ambiente”, defende Marcela.

“O ciclista não pode pensar que só ele tem direitos no trânsito, ele também tem deveres. Por isso, essas ações são de grande importância, se a pessoa reservar cinco minutos do seu tempo para ler os materiais que são distribuídos durante a ação, com certeza isso trará uma mudança positiva”, comenta o educador físico, João Kocy.

Para o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, a bicicleta tem conquistado cada vez mais espaço no trânsito e as infrações são cometidas por motoristas e ciclistas. “Infelizmente ainda existem muitos conflitos no compartilhamento das ruas, os ciclistas deixam de usar as ciclovias para se deslocarem mais rápido e os veículos invadem o local dos ciclistas para estacionar. Estes comportamentos são muito perigosos e imprudentes, por isso o diálogo promove mais segurança no trânsito”, explica.

ACIDENTES - No primeiro trimestre de 2017, o Paraná registrou queda de 44% no número de mortes envolvendo ciclistas, comparado ao mesmo período de 2016. Em contrapartida, os acidentes tiveram um aumento de 9%. Nos primeiros três meses deste ano, já foram contabilizadas 630 colisões
em todo o Estado. Em 2016, foram 580 registros no mesmo período. Os dados são do Sistema Digital de Dados Operacionais da Polícia Militar do Paraná e do Corpo de Bombeiros “O número de ciclistas está aumentando e precisamos trabalhar o entendimento sobre este modelo de transporte. É importante que o ciclista verifique os itens de segurança e utilize-os, ande sempre na ciclofaixas e procure utilizar as medidas de precaução. Para prevenir acidentes, é necessário não andar nas canaletas de ônibus e prestar muita atenção nos cruzamentos”, orienta o tenente do Batalhão de Polícia de Trânsito –BPTran-PR - Ismael Veiga.

 Fotos: Divulgação Detran/PR

(Agência de Notícias do Paraná)

Admin

08 Maio 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Empresa belga de alta tecnologia desenvolveu compósito leve que combina carbono como fibras finas de aço com a promessa de que o material é praticamente inquebrável. Ao mesmo tempo coloca em operação uma linha de produção de quadros totalmente automatizada para produzir quadros com esse composto