Bicicletas reformadas por presos se transformam em presente de Dia das Crianças em Minas

Bicicletas reformadas por presos se transformam em presente de Dia das Crianças em Minas

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças, ação de solidariedade do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) realizou o sonho de crianças carentes de Itajubá, no Sul de Minas: ganhar uma bicicleta.

As bicicletas reformadas por detentos do presídio da cidade foram entregues a meninos e meninas atendidos pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração. Quatorze bicicletas foram doadas para crianças que ficam na instituição no período em que não estão na escola, elas foram escolhidas por meio de um concurso de desenho sobre os 75 anos do centro de apoio.

Todo o trabalho de reforma das bicicletas foi realizado por três presos que já tinham experiência no ramo. Eles pintaram e trocaram as peças desgastadas por novas. As bikes são fruto de apreensões realizadas pela Guarda Municipal e estavam se deteriorando no depósito da instituição por falta de procura. Um trabalho minucioso, desenvolvido ao longo do último mês, e focado na possibilidade da entrega de um presente especial a quem mais precisa.

“Esse projeto tem a finalidade de aproximar a comunidade da instituição prisional. Além disso, contribui para reintegrar o reeducando à sociedade. Recebemos muitos sorrisos hoje pela realização do sonho da primeira bicicleta das crianças”, ressalta o diretor do Presídio de Itajubá, Marcelo da Silva Castro. Ainda segundo o diretor, além da experiência qualificada de profissionalização, os detentos envolvidos na ação têm remição de pena, com um dia abatido a cada três de trabalho.

As peças utilizadas no processo de recuperação vieram de parcerias capitaneadas pela direção da unidade com o comércio local, Poder Judiciário e conselho da comunidade.

Transformar para fazer o bem

A ideia de reformar bicicletas apreendidas e esquecidas no depósito da Guarda Municipal surgiu em 2022, por meio de uma parceria entre o presídio da cidade, prefeitura, Ministério Público e Poder Judiciário.

A unidade prisional identificou os presos com habilidades para o trabalho e foi em busca de parcerias para que os materiais pudessem ser totalmente recuperados. “É muito gratificante participar desse projeto. Privilegiar crianças e ajudar os filhos de outras pessoas faz bem para a gente”, conta o detento Giovani Alberto Teixeira, um dos três envolvidos na ação.

Até hoje, 37 bicicletas foram transformadas em doações para instituições beneficentes, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, entre outros.

Foto: Sejusp - Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública

(Agência Minas)

Admin

10 Outubro 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

s recentes ações político-econômicas da União Europeia e dos Estados Unidos provocaram uma forte reação e muitas indústrias taiwanesas estão repatriando parte de suas linhas de produção, ou levando-as para outros países do continente asiático