Bicicletas dobráveis poderão ser transportadas em ônibus de BH

Bicicletas dobráveis poderão ser transportadas em ônibus de BH

Já as convencionais poderão ser levadas no Move em horários determinados.
Regras foram publicadas na edição desta sexta do Diário Oficial do Município.

Após demanda de ciclistas da capital mineira, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) publicou, na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Muncípio (DOM), a regulamentação do transporte de bicicletas em ônibus. As de modelo dobrável poderão, agora, ser levadas em qualquer coletivo do serviço convencional, sem restrição de horário.

Segundo a portaria, os ciclistas deverão usar preferencialmente os locais destinados para cadeiras de roda e cão-guia, “respeitando sempre as prioridades”.

Já as bicicletas convencionais somente poderão ser levadas em ônibus do Move que contenham suportes internos. Também há restrição quanto ao horário. Nos dias de semana, o transporte está liberado das 20h30 às 5h e, aos sábados, a partir das 14h. Segundo a BHTrans, aos domingos e feriados, a liberação vale durante todo o dia.

A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) se diz satisfeita com as novas regras, mas reclama da espera até a publicação. “Apesar da demora – que era o motivo da nossa insatisfação –, o conteúdo contempla o que tínhamos acertado desde setembro e é um avanço importante para a bicicleta em BH. Agora será permitido, oficialmente, que o ônibus e a bicicleta sejam utilizados num mesmo deslocamento, cada um servindo uma função”, avalia um dos integrantes do grupo, Vítor Brandão.

A BHTrans informou que as novas regras já estão valendo. De acordo com a portaria, dentro de três meses, elas serão avaliadas “para verificação da reação e comportamento dos usuários e reavaliação dos critérios, caso necessário”.

(G1)

Admin

17 Maio 2016

Mobilidade

Comentários

Destaque

CAMEX passa ao comando do presidente em exercício Michel Temer