Já as convencionais poderão ser levadas no Move em horários determinados.
Regras foram publicadas na edição desta sexta do Diário Oficial do Município.
Após demanda de ciclistas da capital mineira, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) publicou, na edição desta sexta-feira (13) do Diário Oficial do Muncípio (DOM), a regulamentação do transporte de bicicletas em ônibus. As de modelo dobrável poderão, agora, ser levadas em qualquer coletivo do serviço convencional, sem restrição de horário.
Segundo a portaria, os ciclistas deverão usar preferencialmente os locais destinados para cadeiras de roda e cão-guia, “respeitando sempre as prioridades”.
Já as bicicletas convencionais somente poderão ser levadas em ônibus do Move que contenham suportes internos. Também há restrição quanto ao horário. Nos dias de semana, o transporte está liberado das 20h30 às 5h e, aos sábados, a partir das 14h. Segundo a BHTrans, aos domingos e feriados, a liberação vale durante todo o dia.
A Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte (BH em Ciclo) se diz satisfeita com as novas regras, mas reclama da espera até a publicação. “Apesar da demora – que era o motivo da nossa insatisfação –, o conteúdo contempla o que tínhamos acertado desde setembro e é um avanço importante para a bicicleta em BH. Agora será permitido, oficialmente, que o ônibus e a bicicleta sejam utilizados num mesmo deslocamento, cada um servindo uma função”, avalia um dos integrantes do grupo, Vítor Brandão.
A BHTrans informou que as novas regras já estão valendo. De acordo com a portaria, dentro de três meses, elas serão avaliadas “para verificação da reação e comportamento dos usuários e reavaliação dos critérios, caso necessário”.
(G1)
17 Maio 2016
Mobilidade