BH TREINA GUARDAS MUNICIPAIS PARA PATRULHAMENTO COM BICICLETA
Agentes da Guarda Municipal recebem treinamento inédito no país com especialista americano. Segundo dados patrulhamento com bicicleta é mais efetivo. Prefeitura de BH quer expandir o serviço por várias regiões da cidade
Tomando por base estudos que apontam que o patrulhamento feito por dois policias em bicicleta equivalem a 10 agentes a pé, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial de Belo Horizonte está desenvolvendo um trabalho especifico para treinar uma equipe de agentes que patrulhará as ruas da cidade pedalando e-bikes (bicicletas elétricas a pedalada assistida).
Para cuidar da preparação do grupo, a Guarda Municipal de Belo Horizonte contou com a colaboração de Craig Lepkowski, comandante do Forest Police Department, de Chicago, nos Estados, Unidos, e instrutor do Curso de Bike Patrulha da International Police Mountain Bike Association – IPMBA – atualmente considerado um dos maiores centros de treinamento policial em bicicletas. A IPMBA- é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do uso da bicicleta para a segurança pública.
Lepkowski que trabalha no patrulhamento com bicicletas há mais de 15 anos, esteve em Belo Horizonte para ministrar um curso e fornecer treinamento especializado sobre como conduzir a bicicleta e como se relacionar com os pedestres para os integrantes do Grupo de Ronda Bike da Guarda da capital mineira. O patrulhamento realizado com bicicletas prioriza o policiamento comunitário, deixando os policiais mais próximos do cidadão.
Segundo o policial norte-americano, o uso das bicicletas ajudou a diminuir a criminalidade em Chicago. “A vantagem em relação aos carros é que a bicicleta pode atingir todas as áreas. Por exemplo, há áreas com árvores ou em estacionamentos, em que a bicicleta é muito mais adequada. É uma modalidade que tem crescido em todo o mundo e em BH, devido ao clima tropical do Brasil, é possível usa lá em todas as estações do ano – o que não é viável em países que têm invernos muito intensos”, afirmou Lepkowski que enalteceu as qualidades da bicicleta, destacando que é um veículo sustentável, que não polui e que se trata de uma atividade saudável para quem a utiliza.
Questionado se o relevo de Belo Horizonte seria um inconveniente , Lepkowski, disse que se trata de mais um desafio, “Chicago é uma cidade muito plana, o que favorece o deslocamento. Mas, já participei de operações no Colorado, que é bastante íngreme. Para mim, é um desafio”, afirma.
Vale destacar que a Guarda Municipal está testando quatro pedelec’s – bicicletas elétricas a pedalada assistida, considerada mais apropriada em locais de relevo acidentado e que surge como solução para a capital montanhosa. Segundo o coordenador do Grupo de Ronda, Hismar Davi “É um meio que proporciona qualidade na condição de pilotagem, pois tem um pedal assistido que facilita o deslocamento em relevo acidentado”, completou a informação destacando atualmente, a Guarda Municipal atua com 12 agentes sem bicicletas na Região da Pampulha. O objetivo é expandir o patrulhamento e a utilização das bicicletas para outras áreas da capital mineira.
Foto: Edésio Ferreira/EM/D.A PRESS
(Prefeitura de Belo Horizonte/Estado de Minas)