A última semana de 2021 foi marcada por uma reunião do secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDI) do Rio Grande do Sul, Bayard Paschoa Pereira, com a presidente da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), Clori Giordani Peruzzo, e a vice presidente da entidade, Elisabeth Drumm, na pauta do encontro estava a retomada do projeto de implantação da Ciclovia Internacional do Pampa, iniciativa liderada pelo Governo Municipal de Bagé por meio da SDI, com parceria da Associação, Prefeitura de Aceguá e o Governo do gaúcho.
O projeto prevê, no primeiro trecho, um ponto de partida na área central da cidade de Bagé, passando por estradas vicinais, entre elas a do Espantoso, até chegar ao município de Aceguá que faz fronteira com o Uruguai.
O cicloturista poderá contemplar, durante o trajeto, além da paisagem do bioma do pampa, propriedades rurais históricas. O projeto também inclui um corredor internacional, onde o ciclista terá a possibilidade de pedalar entre a fronteira do Brasil e Uruguai em uma experiência única.
Os recursos necessários à sua execução estão sendo captados junto à iniciativa privada. O projeto contará, ainda, investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul
Uma segunda parte do roteiro prevê sua continuidade ao longo da fronteira com o Uruguai até a cidade fronteiriça de Jaguarão, ao todo se concluído esse projeto binacional prevê um trajeto de aproximadamente 200 km
(Comunicação Social e Memória da Prefeitura de Bagé)
10 Janeiro 2022
Mobilidade