AUTORIZADA IMPLANTAÇÃO DE TRECHO DE CICLOVIA COM 1,8 KM NO CANTEIRO LATERAL DA VIA DUTRA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

AUTORIZADA IMPLANTAÇÃO DE TRECHO DE CICLOVIA COM 1,8 KM NO CANTEIRO LATERAL DA VIA DUTRA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Em meio às obras de ampliação das ciclovias que conectarão as regiões central e sudeste que visam integrar o mapa cicloviário do Plano Diretor de São José dos Campos,  a prefeitura da cidade recebeu a autorização por parte da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres para a implantação de ciclovia no canteiro lateral da Via Dutra, sob concessão da NovaDutra. O trecho a ser implantando fica entre o quilometro 147 e o 148,8 e integra a Ciclovia da Avenida dos Astronautas.

No final de maio deste ano foram iniciados os trabalhos na marginal da Rodovia Dutra, próximo à entrada do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Este trecho, até o encontro com a marginal, possui 400 metros de extensão, e faltam apenas cerca de 1,4 quilômetro, ainda na marginal da Dutra, para concluir os 6 quilômetros da ciclovia dos Astronautas.

Segundo a prefeitura de São José dos Campos, as obras dessa ciclovia foram iniciadas em agosto do ano passado na Rua Tânia Nogueira, via de acesso ao Aeroporto Internacional de São José dos Campos “Professor Urbano Ernesto Stumpf” e seguiram no sentido Avenida dos Astronautas até a Via Dutra. Este trecho, de cerca de 4,2 quilômetros, encontra-se 95% concluído, restando apenas a sinalização.

A ciclovia, quando concluída, terá seis quilômetros de extensão. A obra é executada pela empresa Hema Construção Ldta, que venceu a licitação com valor de R$ 3.733.660,00, 16% abaixo do previsto em edital.

No início de 2017, São José dos Campos  possuía 79 quilômetros de malha cicloviária e atualmente são 96 quilômetros, distribuídos por todas as regiões da cidade. O objetivo da Prefeitura é que até o final de  2020  a malha cicloviária chegue a 157 quilômetros.

Neste ano, a Prefeitura iniciou as obras da ciclovia que passará pelo Arco da Inovação, com 3,3 quilômetros de extensão e que liga bairros da região sul à região oeste;  a do DCTA/Av. dos Astronautas com  6 quilômetros de extensão, além da ciclovia que irá compor a Via Cambuí (região sudeste), com 8,6km e a da Via Jaguari (região norte)  que terá 4km .

(Secretaria de Mobilidade Urbana - PMSJC)

Admin

25 Junho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

As bicicletas elétricas vem provocando um expressivo aumento nas vendas. Junto ao bom desempenho comercial, muitas empresas estão buscando novas soluções para garantir maior autonomia e melhor desempenho das baterias. Com a utilização de Grafeno aliado à nanotecnologia as baterias para e-bikes, em breve, devem passar por uma revolução