ALFENAS RECEBERÁ MAIS DE 2 MILHÕES EM FINANCIAMENTO PARA SISTEMA CICLOVIÁRIO

ALFENAS RECEBERÁ MAIS DE 2 MILHÕES EM FINANCIAMENTO PARA SISTEMA CICLOVIÁRIO

A prefeitura de Alfenas/MG assinou no último dia 18 de janeiro com representantes da Caixa Econômica Federal, o contrato de financiamento referente  ao Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana. Entre os projetos beneficiados está o Sistema Cicloviário da cidade que deverá ter 22 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas a um custo superior a 2,3 milhões de reais. Os recursos são oriundos do programa  “Avançar Cidades”, idealizado pelo governo federal de olho em investimentos para obras de mobilidade urbana em todo o país.

O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana. Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do FGTS, conforme disposições constantes no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, regulamentado pela Instrução Normativa nº 27/2017.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Estratégico, Lilian Mara de Castro Azevedo,  a prefeitura de Alfenas iniciou o processo para captação deste recurso em setembro de 2017, através do cadastramento de Carta Consulta de solicitação. Desde então foram desenvolvidos todos os projetos que passaram pela análise técnica da Caixa Econômica Federal e pela análise financeira do Tesouro Nacional. Cada uma das obras tem um cronograma próprio, e terá um prazo de 15 meses para execução do objeto, contados a partir da autorização de início de obras. O processo licitatório já está em andamento e será publicado em breve, informou Lilian Azevedo.

O traçado da ciclovia deverá conectar as universidades e algumas escolas da cidade;  começando na Unifenas – Universidade José do Rosário Vellano seguindo  pela Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira até a saída da cidade, contorna pela rua Alameda das Acácias, no bairro Primavera, em dois acessos: a Perimetral Oeste e a Avenida Governador Valadares. Passará ainda pela rua Gabriel Monteiro da Silva, em frente a Unifal – Universidade Federal de Alfenas, que se ligará ao Distrito Industrial pela Avenida Henrique Munhoz Garcia. Desce até o Campus II da Unifal pelo bairro Pinheirinho, que liga o Distrito à BR-491, e dará acesso à área central da cidade pelas ruas Padre Cornélio Hans e Dom Silvério. Também haverá trechos que terão ramificações para que a ciclovia se ligue às escolas, como o caso da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira e Escola Estadual Samuel Engel, além da Escola da Vida, que fica no Náutico Clube.

 

(Fonte: ascom-Alfenas)

Admin

28 Janeiro 2019

Mobilidade

Comentários