730 KM DE CICLOVIAS  E DOBRAR O NÚMEROS DE USUÁRIOS SÃO OS PLANOS DE JOINVILLE

730 KM DE CICLOVIAS E DOBRAR O NÚMEROS DE USUÁRIOS SÃO OS PLANOS DE JOINVILLE

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com 569 mil habitantes. Segundo a Secretaria do Planejamento, 11% dos deslocamentos no município são feitos com bicicletas. Isso lhe garantiu alguns anos atrás a denominação de cidade das bicicletas. Recentemente a Prefeitura de Joinville sinalizou que iniciaria ações para elevar o percentual do uso da bicicleta para 20% nos próximos oito anos e retomar aos números históricos do passado."Nos anos 1980, 20% dos deslocamentos da nossa cidade eram feitos de bicicleta. Estamos trabalhando para recuperar este patamar", disse o secretário de Planejamento, Danilo Conti.
Entre as ações para incentivar a utilização da bicicleta, a prefeitura está melhorando a sinalização, instalando bicicletários e principalmente o que trará resultados efetivos é a conexão de trechos de ciclovias. A meta das autoridades é sair dos atuais 156 km de ciclovias e atingir em 2025 a marca de 730 km.
A cidade, segundo estimativas oficiais, tem cerca de 250 mil bicicletas, o que na média dá uma bicicleta para cada 2,2 habitantes. Segundo o Detran, a cidade tem 380 mil veículos, ou um carro para cada 1,4 morador.
Em uma pesquisa feita pela prefeitura foi constatado que a maioria dos usuários da bicicleta em Joinville são do gênero masculino e com mais de 16 anos de idade; 52% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que usam a bicicleta como lazer; 25% utilizam a bike para deslocamentos casa/trabalho/casa e outros 11% para ir a escola.
Outro dado importante aponta que a utilização da bicicleta por 95% dos entrevistados é por prazer, por gostar do veiculo e das facilidades que ele proporciona por isso o adotariam como meio de transporte com maior periodicidade se fossem criadas melhores condições de circulação e segurança.
Segundo Dietmar Lili, presidente do grupo Pedala Joinville:  "A segurança é o principal motivo para deixar de usar a bicicleta. Hoje, pessoas que usam carro acham que as vias foram feitas para carros, mas as vias foram feitas para as pessoas, e as pessoas precisam ser a prioridade”.


Fotos: WRI Brasil-Cidades Sustentáveis/Visual Hunt CC 

(Folha de SP)

Admin

14 2017

Mobilidade

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