730 KM DE CICLOVIAS  E DOBRAR O NÚMEROS DE USUÁRIOS SÃO OS PLANOS DE JOINVILLE

730 KM DE CICLOVIAS E DOBRAR O NÚMEROS DE USUÁRIOS SÃO OS PLANOS DE JOINVILLE

Joinville é a cidade mais populosa de Santa Catarina, com 569 mil habitantes. Segundo a Secretaria do Planejamento, 11% dos deslocamentos no município são feitos com bicicletas. Isso lhe garantiu alguns anos atrás a denominação de cidade das bicicletas. Recentemente a Prefeitura de Joinville sinalizou que iniciaria ações para elevar o percentual do uso da bicicleta para 20% nos próximos oito anos e retomar aos números históricos do passado."Nos anos 1980, 20% dos deslocamentos da nossa cidade eram feitos de bicicleta. Estamos trabalhando para recuperar este patamar", disse o secretário de Planejamento, Danilo Conti.
Entre as ações para incentivar a utilização da bicicleta, a prefeitura está melhorando a sinalização, instalando bicicletários e principalmente o que trará resultados efetivos é a conexão de trechos de ciclovias. A meta das autoridades é sair dos atuais 156 km de ciclovias e atingir em 2025 a marca de 730 km.
A cidade, segundo estimativas oficiais, tem cerca de 250 mil bicicletas, o que na média dá uma bicicleta para cada 2,2 habitantes. Segundo o Detran, a cidade tem 380 mil veículos, ou um carro para cada 1,4 morador.
Em uma pesquisa feita pela prefeitura foi constatado que a maioria dos usuários da bicicleta em Joinville são do gênero masculino e com mais de 16 anos de idade; 52% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que usam a bicicleta como lazer; 25% utilizam a bike para deslocamentos casa/trabalho/casa e outros 11% para ir a escola.
Outro dado importante aponta que a utilização da bicicleta por 95% dos entrevistados é por prazer, por gostar do veiculo e das facilidades que ele proporciona por isso o adotariam como meio de transporte com maior periodicidade se fossem criadas melhores condições de circulação e segurança.
Segundo Dietmar Lili, presidente do grupo Pedala Joinville:  "A segurança é o principal motivo para deixar de usar a bicicleta. Hoje, pessoas que usam carro acham que as vias foram feitas para carros, mas as vias foram feitas para as pessoas, e as pessoas precisam ser a prioridade”.


Fotos: WRI Brasil-Cidades Sustentáveis/Visual Hunt CC 

(Folha de SP)

Admin

14 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Nos Estados Unidos, ações para implementação em um maior número de Estados de uma legislação para bicicletas elétricas com três classificações – e-bikes, e-MTB’s e speed-pedelec’s poderá ser a motivação para a expansão desse mercado.