UMA NOVA REVOLUÇÃO NO MERCADO DAS E-BIKES: BATERIAS DE GRAFENO-LÍTIO

UMA NOVA REVOLUÇÃO NO MERCADO DAS E-BIKES: BATERIAS DE GRAFENO-LÍTIO

Atualmente, no cenário internacional, as bicicletas elétricas vem provocando um expressivo aumento nas vendas. Junto ao bom desempenho comercial, muitas empresas estão buscando novas soluções para garantir maior autonomia e melhor desempenho das baterias.  Uma nova solução poderá chegar com a utilização da nanotecnologia do grafeno as baterias para e-bikes, e isso poderá provocar uma revolução no mercado. 

Maior autonomia, melhor desempenho e tudo isso em um espaço menor. Uma das soluções mais esperadas pelas empresas que trabalham no desenvolvimento de bicicletas elétricas já começou a ser testada: a utilização da nanotecnologia do grafeno às baerias de lítio. 

O grafeno que é uma das formas cristalinas do carbono é um dos materiais mais revolucionários obtidos a partir do grafite, sendo um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos pela indústria. Atualmente, o Brasil é o terceiro produtos e maior detentor de reservas de grafite do mundo. 

Ainda de forma muito tímida, a indústria da bicicleta vem utilizando esse material aplicando juntamente em quadros e componentes produzidos em carbono, como composto para pneus e rodas,  na indústria têxtil voltada para as roupas de alto desempenho e graças  à qualidade do seus átomos, que são supercondutores,  ele já começa a ser uma realidade na fabricação de baterias compostas por  grafeno e lítio.

Um importante fabricante já está testando essas baterias e os protótipos devem ser apresentadas ao mercado durante a próxima edição da Eurobike, no mês de setembro, na Alemanha.

A tecnologia para as baterias de e-bike utilizando o nano grafeno-lítio garante maior poder às baterias, segundo informações , com uma densidade energética  2,5 melhor , e segundo pesquisadores, o seu custo por kWh nos primeiros modelos será praticamente o mesmo das baterias e íons de lítio, porem as estimativas são muito positivas,  e com o crescimento da produção os preços da bateria nano grafeno-lítio poderá ser 40% mais barata quando comparadas ás de ion-lítio.

Fotos: Pixabay / UCL Mathematical & Physical Sciences via VisualHunt.com

(Bike Europe)

Admin

28 Março 2019

Mercado

Comentários