Atualmente, no cenário internacional, as bicicletas elétricas vem provocando um expressivo aumento nas vendas. Junto ao bom desempenho comercial, muitas empresas estão buscando novas soluções para garantir maior autonomia e melhor desempenho das baterias. Uma nova solução poderá chegar com a utilização da nanotecnologia do grafeno as baterias para e-bikes, e isso poderá provocar uma revolução no mercado.
Maior autonomia, melhor desempenho e tudo isso em um espaço menor. Uma das soluções mais esperadas pelas empresas que trabalham no desenvolvimento de bicicletas elétricas já começou a ser testada: a utilização da nanotecnologia do grafeno às baerias de lítio.
O grafeno que é uma das formas cristalinas do carbono é um dos materiais mais revolucionários obtidos a partir do grafite, sendo um dos materiais mais resistentes já desenvolvidos pela indústria. Atualmente, o Brasil é o terceiro produtos e maior detentor de reservas de grafite do mundo.
Ainda de forma muito tímida, a indústria da bicicleta vem utilizando esse material aplicando juntamente em quadros e componentes produzidos em carbono, como composto para pneus e rodas, na indústria têxtil voltada para as roupas de alto desempenho e graças à qualidade do seus átomos, que são supercondutores, ele já começa a ser uma realidade na fabricação de baterias compostas por grafeno e lítio.
Um importante fabricante já está testando essas baterias e os protótipos devem ser apresentadas ao mercado durante a próxima edição da Eurobike, no mês de setembro, na Alemanha.
A tecnologia para as baterias de e-bike utilizando o nano grafeno-lítio garante maior poder às baterias, segundo informações , com uma densidade energética 2,5 melhor , e segundo pesquisadores, o seu custo por kWh nos primeiros modelos será praticamente o mesmo das baterias e íons de lítio, porem as estimativas são muito positivas, e com o crescimento da produção os preços da bateria nano grafeno-lítio poderá ser 40% mais barata quando comparadas ás de ion-lítio.
Fotos: Pixabay / UCL Mathematical & Physical Sciences via VisualHunt.com
(Bike Europe)
28 Março 2019
Mercado