O bom desempenho dos ciclistas britânicos nos Jogos Olímpicos do Rio2016 teve repercussão direta na comercialização de bicicletas pela internet e em lojas físicas no Reino Unido. O comércio comemora as vitórias com aumento no faturamento, e deixa claro que quando o esporte tem planejamento este se torna uma ótima ferramenta de promoção e de negócios
Operadores do mercado de bicicletas também colhem os louros do bom desempenho dos ciclistas britânicos nas provas de velódromo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As 6 medalhas de ouro nas provas de pista, de maneira indireta, também contribuíram para dar novo fôlego ao comércio local.
A centenária Ribble Cycles, que também comercializa suas bicicletas pela internet, teve um salto de 85% nas vendas de bicicletas esportivas; os modelos de corrida tiveram um crescimento de 56%, no geral as vendas de bicicletas, componentes e assessórios tiveram um incremento de 45%, e quando comparado ao movimento do mesmo período do ano anterior, o crescimento é da ordem de 61%.
A rede de magazines Halfords que tem parcerias para a comercialização de bicicletas com o nome do campeão olímpico Bradley Wiggins e de modelos femininos com a assinatura da campeã Laura Trottt, teve um crescimento de 5% nas vendas de bicicletas; no geral as vendas de material ligado a ciclismo subiram à casa de 12,5%.
Para a Halfords o movimento positivo também tem relação direta de um novo posicionamento comercial do grupo, com a recente aquisição da rede e dos sites de vendas diretas ao consumidor Tredz e Wheelies, lojas exclusivamente ligadas ao mercado da bicicleta e que se tornaram um investimento de longo prazo para a grande rede de magazines, que até pouco tempo dava sinais de queda no faturamento neste mercado especifico.
Sobre o bom momento, vivido pelo mercado o diretor de comércio digita da Ribble Cycles, Matthew Lawson, comentou: “Da bicicleta de estrada à bicicleta de pista, é ótimo ver a febre do ciclismo espalhada por todo o Reino Unido! Nós gostaríamos de ver a continuidade desta tendência para o uso da bicicleta e que ela se torne uma parte maior da vida cotidiana dos cidadãos da Grã-Bretanha”.
A Ribble Cycles além do bom momento no mercado britânico, também comemora o recentemente ingresso no mercado australiano com sucesso, e planeja para breve uma movimentação para transferir suas operações para a Alemanha.
Os britânicos nos colocam mais uma lição ao apresentar um estruturado programa de desenvolvimento esportivo que se iniciou muito antes produz reflexos diretos no cidadão, quer seja na introdução do ciclismo como hobby e lazer, como mais uma modalidade desportiva, como cultura, como ótima ferramenta para cuidar da saúde e também para promover a economia.
Fotos: Divulgação
(Fontes: CyclingWeekly/MundoBici)
11 Outubro 2016
Mercado