RECICLAGEM DE REDES DE PESCA SE TRANSFORMA EM MATÉRIA PRIMA PARA PNEUS DE BICICLETA

RECICLAGEM DE REDES DE PESCA SE TRANSFORMA EM MATÉRIA PRIMA PARA PNEUS DE BICICLETA

A indústria busca cada vez mais soluções sustentáveis, visando reduzir o impacto ambiental. Em Taiwan uma empresa criou um tecido sustentável produzido a partir de redes de pesca descartadas 100% recicladas, e engenhosamente transformadas em nylon através do processo de reciclagem química especifica para a despolimerização da Poliamida-6 (PA6), resultando na criação do Seawastex, com essa nova fibra, é produzido o fio Etycord, uma alternativa mais ecológica para produção de carcaças de pneus de bicicleta.

A ação é uma parceria entre a empresa, governos locais e pescadores que recolhem redes de pesca abandonadas no mar e convertendo-as em 95% de material reciclado utilizável. Com essas redes de pesca vindas exclusivamente de Taiwan e o material reciclado sendo produzido em Taiwan, o projeto também alcança uma redução de até 49% na pegada de carbono, em comparação com a produção de nylon virgem. Isso é possível porque não há  transporte internacional durante as etapas de aquisição de matérias primas e o e o processo de reciclagem. Além de uma redução de 15% no consumo de energia para a fabricação do fio

O nylon de alta qualidade (Nylon 6) é usado na vasta indústria pesqueira de Taiwan.  A malha de nylon das redes de pesca usadas são coletadas, recicladas quimicamente e transformadas em fibras de nylon. A tecnologia de processamento altamente complexa permite que o nylon reciclado corresponda à qualidade do nylon virgem. O fio de nylon é feito em um processo de gerenciamento de qualidade compatível com ISO 9001.

Esses fios já eram utilizados na indústria de roupas técnicas esportivas, mas em dezembro do ano passado, o fabricante realizou testes e desenvolveu um produto para a indústria de pneus – criando um fio de nylon que traz estabilidade dimensional, força, rigidez necessárias para a construção de pneus e melhorando também as funções anti-furo do pneu de bicicletas, oferecendo especificações semelhantes às do nylon virgem.

Esse fio já está sendo utilizado por um tradicional fabricante de pneus para bicicletas que lançou um modelo utilizando essa tecnologia, outros estão trabalhando no desenvolvimento;  assim a indústria da bicicleta busca cumprir metas da pauta ESG (Environmental, Social, and corporate ou Governança ambiental, social e corporativa) e também reduzir a pegada ambiental com menor consumo de combustíveis fósseis.

(Cycling Induystry)

Admin

08 2023

Mercado

Comentários

Destaque

Governo estadual anuncia a criação da Ciclovia dos Bandeirantes, entre as cidades de São Paulo e Itupeva. Parceria com o Grupo CCR faz parte do projeto Ciclo Rotas SP que já entregou trechos nas regiões de Holambra, Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba