GUERRA COMERCIAL DOS ESTADOS UNIDOS COM A CHINA E UNIÃO EUROPEIA LIBERA ALGUNS ITENS PARA O SETOR

GUERRA COMERCIAL DOS ESTADOS UNIDOS COM A CHINA E UNIÃO EUROPEIA LIBERA ALGUNS ITENS PARA O SETOR

Na disputa comercial entre os Estados Unidos e China, e a mais recente contra a União Europeia, motivada por subsídios à indústria aeronáutica; os operadores do setor dos EUA também foram atingidos com a inclusão de  bicicletas quadros e componentes nas duas ações do governo Trump que sobretaxam produtos oriundos desses países. Alguns importadores dos Estados Unidos solicitaram exclusões tarifarias junto à representação comercial daquele país e tem obtido sucesso.

A primeira exclusão se deu para os quadros de fibra de carbono fabricados na China;  os  importadores norte-americanos não mais terão que pagar a taxa e 25% imposta no ano passado . A exclusão se encerra em agosto de 2020 e se aplica apenas a quadros de carbono importados separadamente, e não quando eles integrarem bicicletas completas.

Outra vitória dos importadores de quadros de carbono estadunidenses está na possibilidade de solicitar o reembolso das tarifas adicionais pagas desde que foram impostas no ano passado pelo governo Trump. 

A exclusão dos quadros de carbono, é a segunda concedida ao setor, a outra foi das bicicletas de estrada sem marcha (singlespeed). No total,  o setor apresentou 94 pedidos à USTR - Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos -  até o dia 30 de setembro,  quando se encerrou o prazo para essas solicitações. Comenta-se que mais algumas exclusões poderão ser concedidas; até agora o único pedido que foi negado, foi para racks para estacionamento de bicicletas.

Assim como ocorre com a exclusão da bicicleta single speed, a exclusão do quadro de carbono refere-se a um produto específico que não é mencionado nos códigos de importação da Tabela Tarifária Harmonizada. Os quadros excluídos se enquadram no HTS  8714.91.3000, que se aplica aos quadros de bicicletas e outros ciclos avaliados em mais de US $ 600 cada - de qualquer material.

No ano passado, os EUA importaram quase 500 mil quadros, de todos os materiais, sob esse   código, por um valor total de US $ 32 milhões. Neste ano, as importações caíram significativamente até agosto foram importados 200 mil quadros com um valor estimado em US $ 21 milhões, porém não há um detalhamento sobre qual o material que estes quadros foram fabricados.

Até o agosto de 2018 a tarifa para esses produtos era de 3,9%, em setembro do ano passado passaram a receber uma taxa adicional de 10% e em maio deste ano o salto foi para 25%. O governo ameaçou elevar as tarifas para 30% no início de outubro, porém esse movimento foi adiado indefinidamente.

No início de outubro foi a vez dos cubos de bicicleta, cassetes e os cubos com marchas internas de 3 velocidades produzidos na Europa, a serem retirados da lista de produtos que estariam sujeito a uma tarifa de 25% em uma disputa comercial  que envolvia subsídios à indústria aeronáutica europeia – em particular à Airbus.

A defesa para a exclusão desses componentes destacou que as tarifas seriam ineficazes para atingir os objetivos,   pois esses produtos são fabricados em países que não estão envolvidos na disputa comercial da indústria aeronáutica  - no processo foram destacados produtores da Suíça e da Itália.

Outro ponto de destaque na defesa para a exclusão tem relação direta com as empresas de e-commerce, geralmente as do setor de bicicletas estão baseadas no Reino Unido, diretamente envolvido na disputa comercial.

O argumento foi de que se os componentes fossem sobretaxados as vendas cairiam, e os consumidores dos Estados Unidos simplesmente se voltariam para as compras on-line para os sites do Reino Unido onde nem o vendedor ou o comprador pagam impostos, e quem lucraria seriam empresas de um país que o governo dos Estados Unidos está tentando sancionar, nesse caso o Reino Unido.

(Bicycle Retailer - Cycle Europe)

Admin

30 Outubro 2019

Mercado

Comentários

Destaque

Cicloturismo no Vale do Taquari, na região central do Rio Grande do Sul terá cinco rotas com cerca de 700 km. Trecho inicial com 150 km, que cruza seis municípios da região, será inaugurado no início de dezembro