CRESCIMENTO DO MERCADO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EXIGE INVESTIMENTOS EM RECICLAGEM

CRESCIMENTO DO MERCADO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS EXIGE INVESTIMENTOS EM RECICLAGEM

O crescimento da frota de veículos movidos a eletricidade – incluídas as e-bikes - está provocando um intenso movimento na busca por uma melhor destinação às baterias após seu ciclo de vida útil. Recentemente, a União Europeia destinou uma doação de 4,7 milhões de euros para dar início a um projeto que possibilitará a reciclagem, em larga escala, de baterias utilizadas em veículos elétricos.

O projeto “Reciclagem de baterias de íon de lítio para veículos elétricos” (ReLieVe), uma parceria entre as francesas Eramet, SUEZ e a gigante da indústria química alemã BASF se beneficiará dessa doação feita pela EIT Raw Materials, um consórcio iniciado e financiado pela União Europeia e pelas três empresas. O objetivo é desenvolver um processo inovador de circuito fechado para reciclar baterias de íons de lítio de veículos elétricos e permitir a produção de novas baterias de íons de lítio na Europa.

A partir de janeiro de 2020, e por um período de dois anos, o projeto ReLieVe realizará uma série de atividades para o desenvolvimento em larga escala desse processo inovador e a estruturação de um setor industrial integrado: desde a coleta e desmontagem de baterias que entram na reciclagem até a fabricação de novos materiais para eletrodos.

A colaboração ao longo da cadeia de valor suporta uma abordagem eficiente e integrada. Cada um dos membros industriais do projeto são líderes em seu setor e agregam valor ao projeto final: SUEZ para coleta e desmontagem de baterias em fim de vida; Eramet para o desenvolvimento do processo de reciclagem; e BASF para a fabricação de materiais ativos de cátodo.

 Pesquisadores acadêmicos da Chimie ParisTech e da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) apoiarão os membros para acelerar a busca por soluções inovadoras. Os membros industriais também serão apoiados pelo setor automotivo que fará parte do comitê consultivo.

O crescimento o mercado provocou essa resposta para o desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem e com isso também, procura atender a questão de garantir o fornecimento de matérias-primas necessárias para a transição energética do países. Além disso, o processo de reciclagem atende aos desafios essenciais do desempenho sustentável por meio da economia de matérias-primas.

A recuperação do níquel, cobalto, manganês e lítio encontrados em baterias de qualidade está no centro dos atuais trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do  Grupo Eramet.  Espera-se que cerca de 50.000 toneladas de baterias sejam recicladas até 2027 na Europa e esse volume possa ser multiplicada quase dez vezes até 2035.

Até o momento os estados membros da União Europeia não conseguiram atingir ao objetivo de 65% da coleta de baterias e isso traz graves problemas, desde a pratica ilegal do descarte no meio ambiente com a liberação de substâncias nocivas e os prejuízos com a perda de matérias primas de elevado valor.

Essas ações visam, também, atender a Diretiva WEEE (waste electrical and electronic equipment  ou resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos) que estabelece critérios para a coleta, tratamento e recuperação de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos. A lei exige que os fabricantes, distribuidores ou importadores de equipamentos eletrônicos contribuam para os custos de descarte (responsabilidade estendida do produtor ou responsabilidade pela retirada e descarte de aparelhos elétricos) e as e-bikes com seus componentes eletro-elerônicos e baterias devem atender a exigências de conformidade estabelecidas pela diretiva WEEE

(E-Waste - Bike Europe)

Admin

20 Novembro 2019

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