Com cada vez mais e-bikes e veículos elétricos leves de uso pessoal chegando ao mercado europeu, e com a entrada em vigor da norma europeia EN15194 para bicicletas elétricas a pedalada assistida com limite de velocidade de 25 km/h e potência máxima de 250 W e com a necessidade e que estes veículos estejam em conformidade com a legislação de Diretrizes de Máquinas os testes e controles mais rigorosos se fazem necessários.
A segurança das bicicletas elétricas está cada vez mais sob os holofotes. Os requisitos de teste para sistemas mecânicos e acionamentos elétricos estão se tornando cada vez mais detalhados, complexos e rigorosos; com isso algumas empresas especializadas em testes e perícias estão desenvolvendo trabalhos específicos para atender as demandas do setor.
Uma dessas organizações é a alemã DEKRA que está expandido seus trabalhos voltados para atender a norma europeia DIN EN 15194, cobrindo uma variedade de aspectos incluindo marcações, guias do usuário, segurança mecânica e elétrica de acordo com a Diretriz de Máquinas, a segurança de sistemas individuais e segurança funcional. Além disso no novo laboratório de Stuttgart poderá ser testada a compatibilidade eletromagnética (EMC).
Para atender esse mercado foi desenvolvido um novo laboratório de compatibilidade eletromagnética (EMC) e instalações de teste de baterias baseadas em Stuttgart que se somam a toda uma gama de provas suplementares relacionadas a bicicletas: testes de material e componentes em desenvolvimento; simulações ambientais e análise de danos no laboratório de materiais; testes para substâncias perigosas no laboratório de química; testes de iluminação no laboratório de luz; avaliações de danos e testes de usabilidade
(Dekra)
07 2019
Mercado