BRITÂNICOS CRIAM POLO DE TECNOLOGIA PARA A INDÚSTRIA DA BICICLETA

BRITÂNICOS CRIAM POLO DE TECNOLOGIA PARA A INDÚSTRIA DA BICICLETA

O Centro de Engenharia Esportiva de Silverstone, com 2.400 metros quadrados, está sendo desenvolvido TotalSim, empresa dedicada aos trabalhos com aerodinâmica  e contará com dois túneis de vento - um para ciclismo e outros esportes, como cadeira de rodas, patinação, skeleton e corrida, e outro para teste de tecidos.

 

A ideia de criar um polo de Engenharia Esportiva em Silverstone, surgiu na TotalSim, quando se detectou a falta de instalações para Pesquisa e Desenvolvimento acessíveis às equipes esportivas e às empresas do ramo; assim surgiu a ideia de um Hub de Engenharia, criando uma comunidade de inovação que buscará desenvolver tecnologia baseada na experiência de seus profissionais..

"Aproveitar o conjunto de habilidades de alta tecnologia de classe mundial em Silverstone nos permite criar uma incubadora de inovação exclusiva para empresas de engenharia esportiva e serviços que prevemos que terão apelo global", disse Rob Lewis, diretor executivo da TotalSim, que já trabalhou com a equipe de ciclismo da Grã-Bretanha e outros esportes olímpicos.

A empresa britânica é especializada em design aerodinâmico, testes e modelagem computacional, e por ter trabalhado em projetos do British Team de ciclismo, viu nesse mercado um potencial espaço para criar e oferecer seus serviços.

Segundo informações o Instituto Britânico de Engenharia, o projeto deve gerar 64 novos postos de trabalho, mais 10 vagas para estagiários e suporte a pelo menos 45 empresas. O Centro deve começar a funcionar em fevereiro de 2019.

O Centro de Engenharia Esportiva de Silverstone representa um novo centro de inovação com instalações especializadas para apoiar empresas envolvidas em aerodinâmica e engenharia esportiva", disse  disse Roz Bird, diretor comercial da TotalSim.

O projeto é uma parceria publico privada entre a TotalSim e o Buckinghamshire Thames Valley Local Enterprise Partnership, empresa municipal voltada para o desenvolvimento econômico que investiu 2 milhões de libras esterlinas (R$ 9,7 milhões)  no projeto do centro de engenharia Esportiva de Silvertsone que terá um investimento total que supera os 4 milhoes de libras esterlinas (R$ 19,4 milhões).

Localizado no cinturão da F1 britânica, aonde estão praticamente todas as equipes de ponta do automobilismo, o Centro de Engenharia Esportiva  faz parte da Silverstone Park Enterprise Zone, que oferece redução nas taxas das operações de empresas de alta tecnologia. No local há mais de 70 empresas, entre elas a AMG-Mercedes F1 e a DS Virgin Racing. 

Para Rob Lewis, diretor administrativo da TotalSim,  o polo "será acessível a empresas que antes só poderiam sonhavar em realizar P & D nesse nível. Estamos convidando equipes profissionais, marcas de bicicletas e fabricantes de roupas para aproveitar ao máximo as instalações que, até agora,  como sabemos só conseguiram ser mantidas, apenas,  pelo financiamento de umas poucas federações nacionais”.

Jon Paton , líder da equipe de projetos,   apresentou as facilidades que as empresas encontrarão no Centro de Tecnologia Esportiva:  “Estamos cientes de que cada empresa tem seus próprios requisitos e conhecimentos. Para aqueles totalmente novos no uso de um túnel de vento, podemos fornecer um engenheiro aerodinâmico para executar os testes e analisar os dados. Alternativamente, haverá apenas um técnico para operar o túnel de vento e o cliente poderá executar o teste. Além disso, ofereceremos treinamento aos clientes para que eles possam operar o túnel de vento. Isso oferecerá melhores custos para os clientes que estiverem  no polo, além de garantir  maior tranquilidade para os clientes que executam projetos altamente secretos. 

O Centro de Engenharia Esportiva de Silverstone contará com dois túneis de vento - um para ciclismo e outros esportes, como cadeira de rodas, patinação, skeleton e corrida, e outro para teste específico de aerodinâmica em tecidos. Conta também com Scarnner em 3D, uma das mais recentes ferramentas de digitalização que pode capturar as dimensões dos esportistas e dos seus equipamentos para modelagem CFD (fluidodinâmica computacional) . Especificamente para as bicicletas foi desenvolvida a Plataforma de Eficiência da Bicicleta que utiliza robôs para “dirigir" a bicicleta, representando uma evolução na maneira de executar testes de quadros e componentes, com exercícios repetitivos mais realistas e precisos.

(MundoBici - Institution of Mechanical Engineers)

Admin

18 Outubro 2018

Mercado

Comentários

Destaque

Em Utrecht, na Holanda foi inaugurada a pouco tempo uma área de estacionamento para 6 mil bicicletas. Mas ainda são poucas vagas para atender a demanda. O projeto prevê até o final de 2018 mais 6500 vagas, totalizando 12,5 mil postos de estacionamento para bicicletas