MONTES CLAROS IMPLANTA ESTACIONAMENTOS PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA

MONTES CLAROS IMPLANTA ESTACIONAMENTOS PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA

Montes Claros, em Minas Gerais, criou o projeto MOC + BIKE (1 Carro a Menos  = 10 Bikes a Mais) que tem como base a implantação equipamentos para o estacionamento gratuito de bicicletas..

A cidade de 413,4 mil habitantes vem enfrentando problemas com congestionamentos provocados pelo grande volume de carros circulando pelas ruas centrais da cidade. Com a implantação de bicicletários de uso gratuito,  a administração da cidade acredita que mais cidadãos passarão a se deslocar em bicicleta.

“Estamos incentivando cada vez mais o uso de bicicletas para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir os gargalos de trânsito”, destaca Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros

Segundo o presidente da MCTrans, José Wilson Ferreira Guimarães, Montes Claros já recebeu a implantação de diversas ciclovias. “Estamos incentivando os moradores a deixarem os veículos automotores na garagem e, ao se deslocarem para o local de trabalho ou fazerem pequenos percursos, usarem as bicicletas”.

O programa “Moc + Bike”, inicialmente, terá 10 bicicletários instalados em pontos estratégicos da cidade Cada equipamento tem capacidade para receber 10 bicicletas, e será instalado na rua, ocupando exatamente a vaga de um carro. Os bicicletários estão sendo construídos por um empreendimento imobiliário da cidade, como medida compensatória de impacto no trânsito, e não trarão custos para o Município.

Fotos: Rubens Santana

(ASCOM – Montes Claros)

Admin

28 Julho 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais