Montes Claros, em Minas Gerais, criou o projeto MOC + BIKE (1 Carro a Menos = 10 Bikes a Mais) que tem como base a implantação equipamentos para o estacionamento gratuito de bicicletas..
A cidade de 413,4 mil habitantes vem enfrentando problemas com congestionamentos provocados pelo grande volume de carros circulando pelas ruas centrais da cidade. Com a implantação de bicicletários de uso gratuito, a administração da cidade acredita que mais cidadãos passarão a se deslocar em bicicleta.
“Estamos incentivando cada vez mais o uso de bicicletas para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir os gargalos de trânsito”, destaca Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros
Segundo o presidente da MCTrans, José Wilson Ferreira Guimarães, Montes Claros já recebeu a implantação de diversas ciclovias. “Estamos incentivando os moradores a deixarem os veículos automotores na garagem e, ao se deslocarem para o local de trabalho ou fazerem pequenos percursos, usarem as bicicletas”.
O programa “Moc + Bike”, inicialmente, terá 10 bicicletários instalados em pontos estratégicos da cidade Cada equipamento tem capacidade para receber 10 bicicletas, e será instalado na rua, ocupando exatamente a vaga de um carro. Os bicicletários estão sendo construídos por um empreendimento imobiliário da cidade, como medida compensatória de impacto no trânsito, e não trarão custos para o Município.
Fotos: Rubens Santana
(ASCOM Montes Claros)
28 Julho 2022
Mobilidade