MONTES CLAROS IMPLANTA ESTACIONAMENTOS PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA

MONTES CLAROS IMPLANTA ESTACIONAMENTOS PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA

Montes Claros, em Minas Gerais, criou o projeto MOC + BIKE (1 Carro a Menos  = 10 Bikes a Mais) que tem como base a implantação equipamentos para o estacionamento gratuito de bicicletas..

A cidade de 413,4 mil habitantes vem enfrentando problemas com congestionamentos provocados pelo grande volume de carros circulando pelas ruas centrais da cidade. Com a implantação de bicicletários de uso gratuito,  a administração da cidade acredita que mais cidadãos passarão a se deslocar em bicicleta.

“Estamos incentivando cada vez mais o uso de bicicletas para melhorar a mobilidade urbana, reduzir a poluição e diminuir os gargalos de trânsito”, destaca Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros

Segundo o presidente da MCTrans, José Wilson Ferreira Guimarães, Montes Claros já recebeu a implantação de diversas ciclovias. “Estamos incentivando os moradores a deixarem os veículos automotores na garagem e, ao se deslocarem para o local de trabalho ou fazerem pequenos percursos, usarem as bicicletas”.

O programa “Moc + Bike”, inicialmente, terá 10 bicicletários instalados em pontos estratégicos da cidade Cada equipamento tem capacidade para receber 10 bicicletas, e será instalado na rua, ocupando exatamente a vaga de um carro. Os bicicletários estão sendo construídos por um empreendimento imobiliário da cidade, como medida compensatória de impacto no trânsito, e não trarão custos para o Município.

Fotos: Rubens Santana

(ASCOM – Montes Claros)

Admin

28 Julho 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

Associações da China e da Europa ligadas ao setor produtivo da bicicleta se reuniram na segunda semana de janeiro para discutir e buscar entendimento para bons procedimentos no setor.