INSTITUTO PROMOVE USO DE BICICLETAS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS

INSTITUTO PROMOVE USO DE BICICLETAS COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS

As bicicletas são uma potente ferramenta na geração de impactos sociais positivos. Em uma entrevista para a Revista Crescer a pediatra Renata Waksman, destaca que aprender a andar de bike durante a infância estimula a atenção, a disciplina, a concentração e ainda estimula as crianças a fazerem novas amizades. Além de ser um meio de transporte limpo e saudável, é também fonte de renda, empreendedorismo, arte, cultura e acesso à cidade, considerando um contexto urbano cada vez mais complexo e desigual.

Por esse motivo, o Instituto Aromeiazero criou o Rodinha Zero, uma iniciativa que busca promover o uso de bicicletas como ferramenta de desenvolvimento integral para crianças de 4 a 11 anos, fomentando o seu uso por meio de atividades dentro e fora da escola. Desde 2016 o projeto já ajudou mais de 5.000 crianças a pedalar sem rodinhas em ações realizadas em escolas municipais de São Paulo, ONGs, SESCs, no projeto Ruas Abertas e parques.

Segundo a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Infantil Dona Ana Rosa de Araújo, Cristiane Teixeira Magen, o Rodinha Zero proporcionou a inclusão de crianças e jovens no espaço público de maneira sustentável. “A bike proporciona interações com o próprio corpo, com o coletivo, com o espaço e com a cidade”, comenta.

Para se manter ativo e seguir impactando a vida das pessoas, a ONG conta patrocínios de empresas, fundações e campanhas. E, além disso, com uma campanha de doação voltada a todos que queiram colaborar com as atividades do Instituto.

A iniciativa contribui para o alcance do ODS3 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, meta da Agenda 2030 da ONU que diz respeito a assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.

 

fotos: Instituto Aromeiazero

(Observatório do 3º Setor - Instituto Aro Meiazero)

Admin

16 Maio 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Após muita especulação sobre mudanças de lugar e uma provável alteração na data da realização da Interbike, a mais importante feira do mercado norte-americano, o seu vice-presidente Pat Hus anunciou na primeira semana de agosto a mudança do evento para a cidade de Lake-Tahoe em setembro de 2018.