GOIÂNIA  APROVA PROGRAMA ABRACE UMA CICLOVIA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MALHA CICLOVIÁRIA DA CIDADE

GOIÂNIA APROVA PROGRAMA ABRACE UMA CICLOVIA, PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA AMPLIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA MALHA CICLOVIÁRIA DA CIDADE

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em votação definitiva, proposta do presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), criando o Programa Abrace uma Ciclovia. O projeto prevê por meio de parcerias com empresas privadas a construção ou manutenção de ciclovias em toda a cidade, para incentivar uso da bicicleta..

“As ciclovias fazem parte da realidade nacional hoje no quesito mobilidade, mas Goiânia ainda carece de diversas ciclovias para facilitar hoje o trânsito e, obviamente, também para descongestionar essa quantidade enorme de veículos automotores que a gente tem”, ressalta Policarpo.

As empresas poderão “financiar a construção de novas ciclovias e ciclofaixas ou custear a manutenção permanente daquelas já existentes”. Em contrapartida, as empresas que adotarem uma ciclovia poderão, além de afixar publicidade nos espaços disponíveis ao longo do trajeto, explorar publicitariamente em veículos de comunicação a iniciativa.

“A ideia é que a gente possa, num curto espaço de tempo com esse novo projeto de lei, aumentar esse fluxo [de veículos não poluentes], através das ciclovias, destravando um pouco o trânsito da cidade”, conclui Policarpo. O parlamentar ressalta ainda que a iniciativa pode promover economia de recursos públicos na medida em que o município não terá custos para implantação das vias.

As empresas também poderão, a partir de parceria estabelecida com o Executivo, implantar estações de apoio técnico aos ciclistas – como bicicletários ou espaços de reparos de bicicletas.

 

Fotos: Hebi B. – Pixabay / Wal172619 -Pixabay

(Câmara Municipal de Goiânia)

Admin

19 Julho 2022

Mobilidade

Comentários

Destaque

O bom desempenho dos ciclistas britânicos nos Jogos Olímpicos do Rio2016 teve repercussão direta na comercialização de bicicletas pela internet e em lojas físicas no Reino Unido. O comércio comemora as vitórias com aumento no faturamento, e deixa claro que quando o esporte tem planejamento este se torna uma ótima ferramenta de promoção e de negócios