FLORIANÓPOLIS CRIA PROJETO PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA NAS ESCOLAS

FLORIANÓPOLIS CRIA PROJETO PARA INCENTIVAR USO DA BICICLETA NAS ESCOLAS

O uso da bicicleta para deslocamentos por adultos já está se tornando algo normal em muitas cidades do país. Porém em Florianópolis,  a Prefeitura da cidade constatou que muitas crianças  da rede municipal de ensino estão indo para a escola de bicicleta. Com a intenção de orientar a segurança no trânsito dos estudantes, a prefeitura, em parceria com o projeto Bicicleta na Escola, criou o Bicicleta na Escola Floripa.

O lançamento do projeto aconteceu junto com as comemorações do dia Mundial sem Carro.  O projeto da capital catarinense está a cargo de Ana Destri, mentora do Bicicleta na Escola em nível nacional.  A professora de educação física já  desenvolve em algumas unidades de ensino o uso consciente e sustentável da bicicleta no ir e vir à escola. Sobre o assunto, ela deu palestras em diversas cidades do país, e também no  Chile, México e na Holanda.

A Secretaria de Educação é responsável por 79 unidades de educação infantil e 36 escolas. O papel de Ana Destri, ciclista de longa data, é prestar consultoria aos estabelecimentos de ensino que se engajarem no projeto. “Já venho desenvolvendo esse trabalho na rede. Queremos aumentar o número de escolas e creches que discutam esse transporte”, diz.

A proposta do projeto é incrementar o modo de vida sustentável tomando por base a atividade física. “Queremos tornar o uso da bicicleta, no ir e vir da escola, um hábito frequente”, destaca o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira.

O Bicicleta na Escola Floripa é abrangente e procura dar aos estudantes noções sobre a  história da bicicleta, sua utilização e também dicas de manutenção, tenho como principal objetivo instruir sobre a educação para o trânsito e despertar o senso crítico das crianças com relação à mobilidade urbana.

Ana Destri enfatiza que a intenção é formar multiplicadores nas questões de educação para o trânsito não só dentro do ambiente escolar, mas nas imediações das unidades educacionais. Segundo a educadora: “A consciência tem que ser coletiva e a mais ampla possível”.

Os alunos  terão aulas práticas de oficinas de equilíbrio e destreza. Também  percorrerão ciclorrotas para um efetivo aprendizado de como o  ciclista deve circular e se comportar.  Os estudantes irão elaborar placas para alertarem motoristas de veículos motorizados para que compartilhem as vias públicas com as bicicletas. O projeto terá o auxílio dos professores e demais profissionais da rede municipal de ensino. “A ajuda de cada um deles é fundamental para o sucesso desta iniciativa”, relata Ana Destri.

O trabalho também conta com o apoio do grupo de voluntários do Bike Anjo  que dará  assistência e indicará os melhores trajetos para serem percorridos  e ainda fará o acompanhamento  dos ciclista iniciantes em suas primeiras pedaladas. A Associação Mobilidade por Bicicletas e Meios Sustentávei- Amobici,  entidade criada para promover a bike como meio de transporte sustentável também é parceira do projeto.

 O Bicicleta na Escola Floripa tem o objetivo também de inserir esse meio de transporte no documento que norteia as ações escolares, o Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar. “A formação do senso crítico de uma geração futura, com um pensar sustentável, pode começar pelo brinquedo, a bicicleta”, destaca a coordenadora do projeto Ana Destri.

Fotos: Ricardo Medeiros/PMF

(Prefeitura de Florianópolis)

Admin

13 Outubro 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

Os quadros de aço de elevada tecnologia em sua construção poderão ser a nova tendência do mercado. Empresa alemã desenvolveu um novo tipo de liga de aço altamente durável, com maior resistência e rigidez do que o alumínio com as capacidades de formação de carbono e ainda por cima com a produção dos quadros totalmente robotizada