EM UMA DÉCADA DOBRARAM OS DESLOCAMENTOS EM BICICLETA NO BRASIL

EM UMA DÉCADA DOBRARAM OS DESLOCAMENTOS EM BICICLETA NO BRASIL

Dados da ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos – apontam que em dez anos, entre 2004 e 2014,   o número de viagens feitas em bicicleta dobrou no país. A tendência de crescimento também se repetiu em anos posteriores aos apontados no levantamento

Segundo informações divulgadas pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, mais de um terço dos deslocamentos no Brasil  - aproximadamente 40% - são feitos por meios não motorizados, ou seja a pé ou de bicicleta, sendo que o veículo de duas rodas a pedal representou 4% dessas viagens.

Os números da ANTP mostram que, apesar das dificuldades, as pessoas estão dispostas a pedalar para chegar ao destino, seja a lazer ou trabalho. Os desafios, porém, são grandes. As capitais brasileiras somam mais de 2,5 mil quilômetros de vias exclusivas para ciclistas (ciclovias ou ciclofaixas), mas parte delas apresenta problemas como falta de interligações para que as pessoas consigam fazer todo o seu trajeto em vias exclusivas.

"Temos uma boa malha cicloviária, mas falta conectividade", afirma o diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Rene Fernandes, que também critica a manutenção das vias. "Assim como há buracos nas ruas, existem buracos nas ciclovias e eles devem ser consertados", diz Fernandes, que também é secretário-executivo da Câmara Temática de Bicicleta, que integra o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte.

A adesão à bicicleta poderia ser maior se a infraestrutura oferecida ao transporte não motorizado fosse melhor. "O cidadão já utiliza a bicicleta como meio de transporte, mas utilizaria muito mais se a infraestrutura fosse melhor", diz o diretor da Ciclocidade, amparado em pesquisas que mostram que, após a instalação de uma ciclovia em uma rua ou avenida, o fluxo de bicicletas na região aumenta em até 200%.

Para quem usa a bicicleta para ir ao trabalho, há desafios adicionais, como escassez de bicicletários. A ONG Mobilize lançou no ano passado um Guia de Mobilidade Corporativa, que orienta empresas a incentivar o transporte sustentável de seus funcionários.

O guia destaca ações como instalação de estrutura apropriada para os ciclistas, fornecimento de bicicletas, campanhas educativas e rotas para ciclistas e pedestres, inclusive no ambiente interno (grandes espaços corporativos que abrangem vários prédios ou campus universitário, por exemplo).

Há também o incentivo ao home office e escalonamento de horários para evitar horários de pico. "As empresas, que são naturalmente polos geradores de tráfego, têm a oportunidade de contribuir para um transporte mais sustentável", diz o pesquisador Leonardo Kubitschek, um dos autores do guia.

A Bayer lançou em 2015 o programa BayBike. São 60 bicicletas à disposição dos funcionários e visitantes para rodar em ciclovias internas do complexo de 124 mil metros quadrados e 30 edifícios da sede da indústria farmacêutica, em São Paulo. "É uma alternativa sustentável e rápida de deslocamento, além de ser um incentivo para prática de atividade física", diz o gerente de engenharia da Bayer, Luís Fernando Laurini.

.

Fonte: Valor Econômico

Fotos: Edu Alpendre- Visual Hunt / Divulgação

(Valor Econômico - ANTP)

Admin

17 Janeiro 2018

Mobilidade

Comentários

Destaque

Equipe da Universidade da Califórnia desenvolveu nova tecnologia para a solda de ligas de alumínio de alta qualidade. Graças à utilização de nanopartículas de carboneto de titânio será possível construir quadros com a liga 7075, como resultado teremos um produto super-leve e super-resistente capaz de competir com os produzidos em fibra de carbono