CICLOVIA UNE MOBILIDADE, TECNOLOGIA E A ARTE DE VAN GOGH

CICLOVIA UNE MOBILIDADE, TECNOLOGIA E A ARTE DE VAN GOGH

Em Eindhoven, nos arredores de Nuenen, na Holanda, a noite estrelada está aos seus pés. Milhares de pedras brilhantes iluminam uma ciclovia única na região das paisagens pintadas por Van Gogh. O artista Daan Roosegaarde desenvolveu uma tecnologia inovadora em parceria com a empresa Heijmans, na qual as pedras do asfalto armazenam a luz do dia e assim iluminam o caminho à noite. Um forte exemplo de design inovador inspirado em A Noite Estrelada de Vincent van Gogh. Os ciclistas desfrutam de um jogo especial de luz e poesia após o pôr do sol. 

O mundo de Vincent em design

A Ciclovia Van Gogh que conecta os locais históricos por onde o pintor Vincent van Gogh morou e passou. O pintor mundialmente famoso criou sua primeira obra-prima, Os Comedores de Batatas, nas proximidades de Nuenen e também capturou o moinho de água Opwettense e o moinho de água Collse em suas pinturas. Quando viveu e trabalhou em Nuenen, Vincent caminhava regularmente até Eindhoven e passava por estes moinhos de água. A Ciclovia Van Gogh-Roosegaarde está localizada exatamente no meio e, portanto, preenche a lacuna entre o mundo de Vincent e o design e inovação contemporâneos. 

A “Van Gogh-Roosegaarde Fietspad”, nome original da ciclovia, foi inaugurada no final de 2014 como parte das celebrações dos 125 anos do aniversário da morte do pintor holandês.

A ciclovia inspirada na obra “A Noite Estrelada” faz parte de uma rota maior de 435 km que atravessa locais históricos por onde Van Gogh passou em Brabante do Norte.

Esta rota maior é dividida em 10 ciclovias individuais espalhadas pela província, incluindo uma que atravessa a cidade em que o artista nasceu, Zundert, com 46 km de extensão e que passa por seis monumentos dedicados a Van Gogh.

Também é possível conhecer vários dos lugares que o pintor esteve na província a partir de uma rota turística a pé. Juntos, os cinco percursos têm uma extensão total de 63 km e passam por Nuenen, Zundert, Etten-Leur, Helvoirt e Tilburg.

(Fonte: Parque Nacional Van Gogh Brabant / CNN)

Admin

04 Abril 2024

Mobilidade

Comentários

Destaque

CAMEX passa ao comando do presidente em exercício Michel Temer