CATARINENSES DESAFIAM CIDADES ALEMÃS EM PROJETO QUE INCENTIVA USO DA BICICLETA

CATARINENSES DESAFIAM CIDADES ALEMÃS EM PROJETO QUE INCENTIVA USO DA BICICLETA

Brusque e Pomerode competirão com cidades alemães nos meses de junho e julho


Brasil e Alemanha estarão em uma disputa a pedal. Mas nada de 7 a 1, o projeto Pedalar pelo Município promove uma competição saudável que busca a redução de CO² com a utilização da bicicleta como meio de transporte. A disputa acontece entre mais de 500 cidades da Alemanha, Dinamarca e Brasil.

As representantes nacionais serão Brusque e Pomerode, esta é a primeira vez que a competição acontece com cidades fora da Europa. Os duelos acontecem durante 21 dias, sendo que todas as atividades relacionadas à utilização da bicicleta são cadastradas no site oficial do evento - https://www.stadtradeln.de/kommunen/ - aonde é feita a contabilidade das pedaladas, a proposta é mais bicicletas para reduzir as emissões de CO².
A cidade de Brusque competirá com a cidade alemã de Karlsruhe entre os dias 17 de junho a 7 de julho. A ação é organizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e faz parte do projeto “50 parcerias pelo Clima: Brasil e Alemanha”, que tem o objetivo de desenvolver programas de ação para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Ana Paula Bonatelli, assessora de relações internacionais da UNIFEBE, explica que o projeto “Pedalar pelo Município” envolve atividades relacionadas ao uso da bicicleta, incentivando sua utilização como meio de transporte sustentável: “Nosso objetivo é reduzir a quantidade de poluentes emitidos pelos meios de transporte convencionais. Essa é mais ação do projeto que temos em parceria com o distrito de Karlsruhe e contamos com todo suporte alemão para essas questões de mobilidade”.
Segundo o superintendente da Fundema e professor da UNIFEBE Cristiano Olinger - “O intuito disso tudo é promover a mobilidade sustentável e promover benefícios para a nossa comunidade”. Várias ações estão previstas na cidade q ue tem que superar os alemães em quilômetros rodados e contabilizar a redução de CO² naquele período.
A cidade de Pomerode realizará o desafio entre os dias 12 de Junho e 2 de Julho. Esta é a décima edição do Pedalar pelo Munícipio (lá fora o projeto é conhecido como City Cycling) e foi desenvolvido pela Climate Alliance, que é a maior rede de cidades, comunidades e distritos comprometidos com a proteção do clima mundial com mais de 1.700 membros em 26 países europeus. Entre 1 de maio e 30 de setembro, políticos e cidadãos locais cobrem o maior número possível de quilômetros de bicicleta durante um período de três semanas para ajudar a proteger o clima e promover o ciclismo em sua cidade.
Foto: Amsterdamized via VisualHunt/CC BY-NC-SA

(Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE- City-Cycling )

Admin

12 Junho 2017

Mobilidade

Comentários

Destaque

A crescente popularidade das e-bikes e dos veículos elétricos leves pessoais (PLEV’s) e a entrada em vigor da norma europeia EN15194 exigem uma maior especialização do mercado. Para atender as exigências legais, uma organização alemã acaba de inaugurar um novo laboratório para atender as demandas da indústria que precisa produzir bicicletas elétricas dentro dos padrões legais