BICICLETAS AGILIZAM AÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM PARANAGUÁ

BICICLETAS AGILIZAM AÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM PARANAGUÁ

Com o objetivo de dar maior agilidade nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS -  e ainda melhorar as condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s – a prefeitura de Paranaguá/PR adquiriu uma frota de 120 bicicletas.

A ideia é tornar o deslocamento dos Agentes de Saúde mais rápidos durante a sua jornada de trabalho. Os profissionais atuam no Programa Estratégia Saúde da Família,  onde cada unidade de saúde é responsável por um território e contando com equipe multidisciplinar que realiza as visitas domiciliares,  desta forma a bicicleta é fundamental para os profissionais da saúde no deslocamentos entre bairros e vilas da cidade.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro explica que o agente comunitário trabalha visitando o paciente em casa, fazendo o acompanhamento e verificando a saúde deste morador. “O ACS precisa se deslocar no território que atua e muitas vezes a pé e por longas distâncias e esse equipamento os auxiliará no trabalho que exercem”, destaca.

A secretária enfatiza a importância da Atenção Primária. “Vamos alavancar a Atenção Primária para que os pacientes sejam acompanhados reforçando a prevenção e evitando que a doença evolua para um quadro mais grave”, ressalta Lígia Cordeiro.

“Nossos ACSs fazem um trabalho importantíssimo na ponta. São eles que estão nos bairros, visitam os pacientes e nada mais justo que tenham um meio de locomoção no território que atuam. Parabéns a secretária Lígia, sua equipe e parabéns aos agentes comunitários de saúde que,  com sol ou chuva, estão nos bairros levando esse serviço relevante para a população”, destacou  o prefeito Marcelo Roque durante a entrega das bicicletas.
Josivânia Nogueira dos Santos,  agente comunitária de saúde que atua na Vila do Povo, acredita que a bicicleta vai ser uma grande aliada no trabalho e destaca: “Vai agilizar bastante o serviço. Vamos de residência em residência na localidade que compreende nosso trabalho para acompanhar esse paciente com o agendamento de vacinas, consultas, entre outros serviços oferecidos pela unidade de saúde. A bicicleta veio em ótima hora”.

(Prefeitura de Paranaguá)

Admin

11 Fevereiro 2021

Mobilidade

Comentários

Destaque

Uma pesquisa independente que consultou mais de 14 mil pessoas em 10 países da Europa, revela que os europeus estão muito propensos a adotarem a bicicleta elétrica para seus deslocamentos ao trabalho