BICICLETA É UTILIZADA PARA AJUDAR NA AUTONOMIA DE CRIANÇAS COM AUTISMO

BICICLETA É UTILIZADA PARA AJUDAR NA AUTONOMIA DE CRIANÇAS COM AUTISMO

O uso da psicomotricidade utilizando a bicicleta como terapia vem sendo considerado inovador na assistência a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a novidade tem sido utilizada no Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), que funciona no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém do Pará.

De acordo com o terapeuta Remyson Leite, profissional de educação física, o ato de pedalar a bicicleta é uma atividade de coordenação bilateral com os dois lados trabalhando de forma alternada. “As duas pernas realizam o mesmo movimento, fazendo com que a criança tenha um bom tônus muscular para poder realizar o movimento de pedalar. Caso não possua esse ponto positivo, ela vai realizar o movimento para trás, fato natural que a maioria das crianças diagnosticadas com autismo realiza; pedalar sempre para trás”, pontua.

Segundo o profissional, a facilidade em pedalar para trás ocorre porque a criança não tem resistência e força para seguir à frente. “Portanto, é mais fácil ela pedalar para trás, já que não há resistência nenhuma ou planejamento motor para isso”, explica. 

Assim como em outras atividades, o andar de bicicleta é um sequenciamento de ação. “Por exemplo, quando você corta um papel, esse ato requer uma sequência de movimentos que vai cortando o papel de uma ponta a outra. Do mesmo modo, se a criança não tem um planejamento motor, ela não vai conseguir realizar a pedalada corretamente indo para frente”, destaca o terapeuta. 

Diagnosticado com autismo, o usuário Davi Santos, de 9 anos, realizou a sua terceira sessão com o equipamento. Segundo a mãe, Osmarina Santos, de 35 anos, os ganhos já podem ser sentidos no desenvolvimento do garoto. “Hoje, é uma felicidade para mim. Há alguns anos, eu tentava colocá-lo para andar na bicicleta do primo, mas o Davi recusava, chorava muito, gritava em cima da bicicleta. Ele não conseguia pedalar, travava. Com a terapia, percebo um avanço, pois já consegue pedalar para frente. Com este desenvolvimento, o pai planeja comprar uma bicicleta para o Davi”, revela a mãe, emocionada.

Osmarina conta que pedalar, aos olhos da grande maioria das pessoas, é algo natural, mas para uma criança com diagnóstico de autismo, é uma tarefa difícil de executar. “No início, como pais, a gente sofre muito com preconceitos da sociedade. Mas, estamos superando aos poucos as barreiras e, com certeza, a minha expectativa é grande com as próximas sessões da terapia com a bicicleta. Os pais também vão progredindo junto com os filhos porque as dificuldades também são nossas. Ninguém gosta de ver o filho sendo posto de lado por não executar alguma atividade”, ressalta.

Para evoluir no tratamento, o terapeuta explica que foi fortalecida “a sustentação de tronco, força de membros inferiores e quadríceps para que o menino faça determinada força para a bicicleta se movimentar à frente. Um treinamento que garante êxito e autonomia de forma independente”, pontua Remyson Leite.

“Trabalhamos com os reabilitandos em área livre externa da instituição para andar de bicicleta no Jardim Sensorial, vamos até a Orla; tudo para simular como se ele estivesse no dia a dia: subir em calçadas, descer rampa e passar por obstáculos com texturas”, finaliza.   O próximo passo de evolução é fazer com que o reabilitando ande na bicicleta sem as rodinhas de apoio.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

 

fotos: Agência Pará

(Agência Pará)

Admin

28 Junho 2023

Mobilidade

Comentários

Destaque

Um dos maiores eventos da indústria da bicicleta terá em 2021 uma versão híbrida com edição virtual acontecendo em simultaneidade com a tradicional Taipei Cycle Show, no Taipei Nangang Exhibition Center, em Taiwan