A VOLTA DA CICLOFAIXA DE LAZER À CAPITAL PAULISTA

A VOLTA DA CICLOFAIXA DE LAZER À CAPITAL PAULISTA

Prefeitura da cidade de São Paulo anunciou o retorno de uma ação de muito sucesso junto aos paulistanos aos finais de semana e feriados: a ciclofaixa de lazer. Com 117 quilômetros ação será operada pela Uber.

Assinado no último dia 10 de junho o Termo de Cooperação entre a Uber e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes – SMT – da Prefeitura de São Paulo para operação da Ciclofaixa de lazer aos domingos e feriados. O acordo se estende por 12 meses que poderão ser renovados, sem custos para o poder público. A Uber , com o direcionamento da Prefeitura, vai operar os 117 quilômetros da Ciclofaixa de Lazer e  serão mantidos os mesmos percursos já conhecidos do públicoTodas as condições de segurança exigidas pela Prefeitura para os ciclistas serão cumpridas pela Uber, além de medidas de proteção e higiene para as equipes de operação.

Segundo o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, a Ubrer fará um investimento de R$ 11,5 milhões para manter as ciclofaixas. "A área da Saúde já deu o okay. Não há problema nenhum por causa da pandemia e essas ciclofaixas, que estavam desativadas desde o ano passado voltam a operar por conta dessa parceria que a Prefeitura assinou com a Uber", disse Covas. Para o prefeito, as bicicletas são muito importantes para a cidade, não só por causa dessa parceria, mas pelo plano cicloviário que prevê a requalificação de 310 quilômetros de ciclovias e a criação de mais 100 quilômetros até o final deste ano.

O funcionamento da Ciclofaixa de Lazer sob os cuidados da Uber deve começar no dia 19 de julho e segundo a prefeiruta se somará aos esforços da Prefeitura para oferecer condições seguras tanto de mobilidade quanto de lazer nesse momento de abertura gradual das atividades da cidade. A data poderá ser revista caso haja necessidade de readequação do plano de abertura da cidade

“A bicicleta é o modal mais seguro para evitar a disseminação da Covid-19. A Organização Mundial da Saúde recomenda que, sempre que possível, nos deslocamentos mais curtos, a população deve privilegiar caminhadas e deslocamento por bicicleta. A Prefeitura de São Paulo está oferecendo com apoio da Uber a volta da ciclofaixa de lazer, que é um importante e seguro circuito para a população” , afirma Édson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes.

"Após o período de isolamento necessário, acreditamos que a ciclofaixa terá um papel-chave na recuperação de São Paulo. A expectativa da Uber é a de que a ciclofaixa possa ir além do papel que tinha até então e se transforme na porta de entrada do paulistano para novas formas de mobilidade e sirva de estímulo para as pessoas mudarem hábitos, ajudando a reduzir o congestionamento e a poluição, que são duas peças do cotidiano que ninguém sente saudade", afirma Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil.

(Secretaria Especial de Comunicação Prefeitura de São Paulo)

Admin

15 Junho 2020

Mobilidade

Comentários

Destaque

Na França vendas de e-bikes bateram recorde em 2015