Comissão aprova obrigatoriedade do Manual de Trânsito na venda de bicicletas

Comissão aprova obrigatoriedade do Manual de Trânsito na venda de bicicletas

Agência de Notícias da Câmara Federal – 29.03.15

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (25) proposta que obriga os fabricantes e importadores de bicicletas a fornecer aos compradores um manual com normas de circulação e infrações contidas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), além de informações sobre direção defensiva e primeiros socorros.

Também está prevista a obrigatoriedade de a nota fiscal informar o número de série da bicicleta para facilitar a identificação e coibir furtos.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Jaime Martins (PSD-MG) aos projetos de lei 1493/11, do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC), e 6159/13 (apensado). O relator alterou a redação do parecer da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e incluiu um prazo de 60 dias para cumprimento da medida, após a entrada da lei em vigor.

Na opinião de Jaime Martins, parte dos acidentes ocorre pela “ignorância dos ciclistas quanto à maneira correta de se portar no trânsito”.

Integrante da comissão, o deputado Diego Andrade (PSD-MG) defendeu a aprovação do projeto. “A cada dia, mais pessoas estão utilizando bicicleta e, nem sempre, entendem da lei de trânsito. Muita gente não tem carteira de motorista e vai andar de bicicleta. E, hoje, convive com os carros nas ciclovias”, afirmou.

Para o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), é importante haver um manual que contenha os princípios de norma de circulação no trânsito, penalidades, infrações, direção defensiva e primeiros socorros. “É meritório o projeto e parabenizo o relator pela lucidez do relatório”, disse.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio em novembro de 2013.

Admin

28 Maio 2015

Legislação

Comentários

Destaque

Um novo relatório sobre bicicletas elétricas foi apresentado pela Navigant Research, nele há indicações de que até 2025, as vendas de e-bikes (bicicletas elétricas) poderão gerar uma receita anual de US $ 24,3 bilhões.